sexta-feira, 23 de abril de 2010

Aviocar

“A CASA - Construcciones Aeronauticas, S.A., apresentou o 1º protótipo em 1971 baptizado de XT.12.1 no Salão Internacional da Aeronautica e do Espaço em Le Bourget, Paris.
Em 1973 no mesmo salão foi apresentado já com a designação de C-212 Aviocar, com várias alterações ao protótipo inicial, mormente a substituição das hélices de três pás por outras de quatro pás.
Entretanto, no decorrer desse ano de 1973 a FAP, estudava a substituição dos já velhinhos Nord Noratlas por um outro avião de transporte.
As primeiras unidades foram recebidas em finais de 1974 e princípios de 1975, tendo sido colocados na Base Aérea Nº3, em Tancos, a serie atribuída foi a 6501.
Os quatro primeiros exemplares eram iguais aos do Exercito do Ar espanhol, ou seja tinham a porta lateral a abrir para a frente, uma bolha transparente ou vigia por colocada no tecto da cabine de pilotagem, para observação e também como saída de emergência. A sua designação era de C-212-100-A1 Aviocar.
Os restantes 16, designados por C-212-100-A-2P receberam alterações especificas da FAP, tais como o suprimento da vigia superior, substituída por um painel amovível , onde foi aplicado o suporte para instalação do periscópio do sextante de navegação e a abertura da porta lateral que passou a abrir para baixo, funcionando também como escada de acesso. Passaram a ser conhecidos na CASA por os "Portugueses" ou simplesmente por "P".
Colocados na Esquadra 32, que ainda operava os Noratlas, no principio não foram lá muito bem recebidos pelos nossos pilotos, eram os primeiros aviões a turbo-hélice a serem operados pela FAP e ficaram conhecidos por "tupperwares", devido aos inúmeros componentes em fibra de vidro, outra alcunha era a de "Avioas".
Nos primeiros anos, tiveram muitos problemas de motores, rolamentos que gripavam, sistemas de controle de combustível que se descontrolavam, motores com temperaturas excessivas e sobretudo a entrada de agua das chuvas no seu interior que afectava todos os componentes electrónicos.

Cinco Aviocar foram colocados na BA 1, em Sintra, na Esquadra de Reconhecimento Fotográfico, tendo sido adaptados e equipados com um sistema de navegação de grande precisão e piloto automático
Também nas Lajes, a Esquadra 41 recebeu Aviocar para missões de Busca e Salvamento e Transporte entre ilhas e Evacuações Sanitárias. Quatro C-212-100-B-2, foram comprados pela FAP em 1977 para o projecto APRT
(Aeronave de Pesquisa de Recursos Terrestres) e como tal foram equipadas com o material necessário ao fim que se destinavam. Foram colocadas em Sintra, na Esquadra Fotográfica.
Os primeiros Aviocar a serem equipados com contramedidas electrónicas - ECM - foram os 6501 e 6502, precisamente os dois primeiros recebidos em fins de 1974




BA 3 - Tancos

Nesta base instalou-se o Grupo Operacional 31, com duas Esquadras a 111 e a 502, a primeira com fim de dar instrução a pilotos, navegação e curso pilotagem em pluri-motores.
A segunda, com fins operacionais de transporte táctico, missões de busca e salvamento, lançamento de tropas pára-quedistas e evacuação sanitária.

BA 4 - Lajes

Foi criado o Grupo Operacional 41, com a Esquadra 503, as suas missões são idênticas as da Esquadra 502.

Novas Alterações

Em 1993, nova remodelação na FAP, leva à extinção da Base Aérea nº 3, em Tancos que foi entregue ao Exercito.
Na Base Aérea Nº 1, é extinta a Esquadra 111 e no seu lugar passa a existir a Esq. 502, oriunda de Tancos.
Assim, todas os vários tipos de Aviocar passam a operar a partir desta Base, como assim todas as missões e a formação de pilotos e navegadores. Esta Esquadra, a 502 teve e mantém destacamentos no Porto Santo e S. Tomé.
Como nota, saliente-se que durante algum tempo o destacamento de Porto Santo, foi assegurado pela Esquadra 503, das Lajes.
Entretanto, dá-se a extinção da Esq. 503 nas Lajes e o seu dispositivo é integrado na Esquadra 711, que opera os helis SA-330 Puma. Tem como principal missão a Busca e Salvamento, Evacuação Sanitária e apoio às populações do arquipélago dos Açores.
Nesta nova disposição operacional também ocorreu a alteração da serie de identificação dos Aviocar, deixaram de ser 6501 para passarem a ostentar a serie 16501.



Acidentes

No dia 19 de Novembro de 1976, deu-se o primeiro acidente com o Aviocar 6516 da BA 3, deste resultou a morte da tripulação e a perda total do avião.(Ten. Cardoso/Cap. Tuna)
No dia 5 Julho de 1978, deu-se o segundo acidente, com o 6518 da BA 4, também não houve sobreviventes entre a tripulação e a aeronave ficou completamente destruída. Estes foram os acidentes graves ocorridos com Aviocar.”

Entretanto, já substituído pelo C295.

Fonte: Carlos Brazão

Sem comentários:

Enviar um comentário